EQUIPE | team

english text below

Somos um projeto independente criado e gerido por artistas. A residência foi fundada em 2012 por Antonio Sobral, que convida uma série de colaboradores para a curadoria e produção da residência. Participaram da co-curadoria de projetos, em nossos 7 anos de história: Amanda Costa, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Marina Marchesan e Ruli Moretti.  Atualmente a artista argentina Veronica Daniela Cerrotta colabora com a curadoria. 

DIREÇÃO E CURADORIA 2012-2019

 

ANTONIO SOBRAL

1985, São Paulo. Vive e trabalha na Fazenda São João, em S.V.R.P./RJ

Antonio Sobral cresceu no Rio de Janeiro.  O seu trabalho transita entre desenho, poesia, cinema não-narrativo e jardinagem. É um místico e se interessa por formas de rebeldia. Frequentou a EAV Parque Lage durante 13 anos, trabalhou no ateliê de Rubens Gerchman e foi assistente de Adriana Varejão. Estudou cinema experimental na Sorbonne, em Paris. Realizou exposições individuais  (galeria Avalancha, Buenos Aires, galeria D-concept, São Paulo, Neon chocolate gallery em Berlin...) e coletivas (Dumbo arts center, NY, Galeria Yapeyu, Buenos Aires...). Participou de feiras de edição independente com seus livros de artista (Libros Monstruo, Madrid, MOCA, Los Angeles...). O seu trabalho integra coleções como a Archiv für Künstlerbücher (Munique) e a coleção Luiz Muznik (Pinacoteca de São Paulo).  Paralelamente, Sobral vem se inserindo em circuitos e criando contextos para a colaboração na produção de cultura e agricultura.

É fundador da Residência São João e da Deep editora, situadas na fazenda ecológica São João, na região serrana do Rio de Janeiro, onde vive atualmente. Realizou sua primeira exposição na cidade do Rio de Janeiro, "Pulsa, significante", que aconteceu em 2018 no espaço Saracura, um projeto épico com um mês de duração, que ocupou 3 andares e envolveu 50 pessoas. Atualmente prepara um novo livro de poemas, ao passo em que compõe e se apresenta com o seu duo musical "Los Pajaritos", junto ao Antonio Farinaci.

 

 www.facebook.com/pulsasignificante  //  www.deepeditora.com.br // https://lospajaritos.bandcamp.com   //  www.non-missing.blogspot.com

 

CO-CURADORIA #3 SOMSOCOSMOS (EM PREPARAÇÃO) 2019

VERONICA DANIELA CERROTTA

1982, Buenos Aires. Atualmente vive em Rio de Janeiro.

Veronica Daniela Cerrota é artista, pesquisadora e docente. Estudou música na Escuela de Música Juan Pedro Esnaola, especializando-se em  piano; estudou Artes Visuais na Universidad Nacional das Artes (Buenos Aires). Paralelamente a seus estudos formais, frequentou diversos cursos e seminários de produção musical (Ableton Live,  Gravação sonora ao vivo e em estúdio, Poesia Sonora, Composição Electroacústica, entre outros).

Atualmente vive em Rio de Janeiro onde trabalha como técnica de som e desenvolve seus projetos artísticos pessoais.

Seu trabalho se insere no campo das artes sonoras, colocando a escuta e a paisagem cotidiana em foco. Suas produções são baseadas no uso de gravações de campo e oscilam entre a música experimental e a paisagem  sonora. Foi selecionada para participar de diversas residencias artísticas (Somsocosmos, ASA, Sala Vazia) e tem se apresentado ao vivo, tanto em Buenos Aires como no Río de Janeiro.

www.veronicadaniela.bandcamp.com

2016-2019: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA, CO-CURADORIA E IDENTIDADE VISUAL

AMANDA COSTA

1985, Rio de Janeiro. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Amanda Costa é poeta, artista visual, designer e cenógrafa. Estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou o livro Ser é star (diversas técnicas, pela Deep editora), o livreto Mestiçagens (serigrafia), ABC (tipografia) e a zine Pepeka Danada (risografia). Participou de feiras de publicação no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Lisboa. Nas artes visuais seu trabalho permeias questões da linguagem, da impressão, do território, da paisagem, da espacialidade, da temporalidade, do percurso e da propriedade. Participou de exposições/performances coletivas e individuais em Paris (Sens'art Lab), Tóquio (Tokyo Design Week), Montemor-o-Novo (Oficinas do Convento), Belo Horizonte (Benfeitoria) e Rio de Janeiro (Atelier Sanitário, Galeria Despina e Comuna). É uma das integrantes do Atelié Z, coletivo de criação e fabricação de design de móveis. Trabalha também com arte em produções áudio-visuais. Colabora na Deep editora.

 

www.amandai.com

2012-2016: ARTISTAS-CURADORES CONVIDADOS

DANIEL JABLONSKI (co-curadoria 2013-2014)

1985, Rio de Janeiro.

Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do indivíduo na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, notadamente no Instituto Tomie Ohtake, no Centro Cultural São Paulo e no Paço das Artes (SP), no Espaço Cultural do BNDES (RJ), na Fundação Iberê Camargo (RS), bem como na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires) e na Fundación ArtNexus (Bogotá). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de literatura, como Serrote (Instituto Moreira Salles), revistas de arte como Amarello e Octopus Notes (Paris), e ainda publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia UFF-Rio). Nos últimos anos, ganhou vários prêmios em feiras de arte e salões nacionais e foi indicado para um dos mais prestigiados prêmios de arte do Brasil, o Prêmio PIPA, bem como o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO). Foi também premiado com uma residência no Lugar a Dudas em Santiago Cali, Colômbia, pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), onde lecionou por quatro anos. Atualmente vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo e leciona no Museu de Arte de São Paulo. 

https://www.danieljablonski.org

FLORA REBOLLO (co-curadoria 2012-2014)

1983, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.

Flora Rebollo é formada em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo com intercâmbio na École des Beaux Arts de Lyon, França.
Desde 2009 expõe em mostras coletivas, destacando-se: ‘V Salão dos Artista sem Galeria’ na Zipper Galeria e Casa da Xiclet em São Paulo em 2013, ‘XI Bienal do Recôncavo’ em Salvador, ‘Espiroidal’ na Galeria Carmen Sandiego em Buenos Aires em 2012, ’14 Semana de Fotografia de Ribeirão Preto em 2011, ‘Measuring Distances’ na Galeria Fauna em São Paulo e ‘Espacialidades’ na Central Galeria em São Paulo em 2010 e o ‘Prêmio Energias na Arte’ no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo em 2009. Em 2012 participou de sua primeira exposição coletiva fora do país na Galeria Carmen Sandiego em Buenos Aires e foi ganhadora do Grande Prêmio da ‘XI Bienal do Recôncavo’ através do qual realizou em setembro de 2013 uma residência de um mês em Milão, Itália.
Integrou durante 5 anos o Grupo Hóspede com o qual participou de diversas mostras e projetos pelo país. Dentre as atividades desenvolvidas com o grupo destacam-se o projeto ‘Laboratório Hotel’ - formação de centro de estudo e residência no Largo da Batata em São Paulo - patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2007, além das seleções em iniciativas como o ‘Programa de Exposições’ do Centro Cultural São Paulo e a ‘Temporada de Projetos’ do Paço das Artes. Paralelamente, realiza trabalhos em criação de figurino para cinema e televisão desde 2008.

http://cargocollective.com/florarebollo

MARINA MARCHESAN (co-curadoria Somsocosmos 2017 + identidade visual Somsocosmos 2017-2019)

1988, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.

Marina Marchesan, cresceu em São Paulo e morou 8 anos no Rio de Janeiro onde se formou na UFRJ (Artes Visuais).  O trabalho de Marina concentra-se essencialmente na produção de fanzines, para os quais produz fotografias e utiliza recursos do design gráfico e da criação literária, além de pesquisa e apropriações diversas. Recentemente teve o seu fanzine "Chance ao acaso" impresso em risografia com o apoio do PROAC-SP. Marina trabalhou e colaborou com diversos espaços e iniciativas independentes, que incluem o Projecto Múltiplo (SP), o Espaço Saracura (RJ), a residência Capacete (RJ) e o Despina/Largo das artes (RJ). Atualmente reside em São Paulo onde desenvolve trabalho artístico e trabalha como freelance em design gráfico e na Edições Aurora, editora de publicações independentes. Marina é também DJ e astróloga amadora.

http://cargocollective.com/marinamarchesan/​
 

RULI MORETTI  (co-curadoria 2012-2014)

Curadora paulista baseada em Belém do Para.

***

We are an independent artist-run project. The residency was founded by Antonio Sobral in 2012, who still runs the residency, together with invited artists and curators. During the 7 years of action, the guest artist/curators have been: Amanda Costa, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Marina Marchesan and Ruli Moretti. The actual co-curator guest  is Veronica Daniela Cerrotta, from Buenos Aires.

CURATION & DIRECTION 2012-2019

ANTONIO SOBRAL

1985, São Paulo. Lives and works at Fazenda São João.

Antonio Sobral is a mystic (with a weak for riots). He grew up in Rio de Janeiro where he worked for Adriana Varejão and in Rubens Gerchman´s studio; he studied Cinema in the Arts departement of the Paris 1 Sorbonne University in Paris. His intimate work flows in film, drawing, gardening and poetry. His work was shown internationally in places such as galeria Dconcept (São Paulo) and Carmen Sandiego galeria (Buenos Aires), was published in books such as Berlin What? (Berlin), magazines/fanzines such as O Amarello (São Paulo) and is part of collections such as Archiv für Künstlerbücher (Munich) and the Luiz Muznik collection (São Paulo state Pinacotheque) . Paralelly, Sobral has been creating frames for collaborative art, food and thought production in different contexts.c He is the founder of the São João Residency and the Deep publishing house. His last project was the exhibition "Pulsa, significante" at Espaço Saracvra in Rio de Janeiro. He is currently working on poetry and composing with Antonio Farinaci for their musical duo "Los Pajaritos".

www.facebook.com/pulsasignificante   //  https://lospajaritos.bandcamp.com   //   www.non-missing.blogspot.com

CO-CURATION: #3 SOMSOCOSMOS (2019)

VERONICA DANIELA CERROTTA

1982, Buenos Aires. She currently lives in Rio de Janeiro.

 

Veronica Daniela Cerrotta is an artist, teacher and researcher. She studied music at the Juan Pedro Esnaola Music School, specializing in piano, and Visual Arts at the National University of the Arts (Buenos Aires). Parallelly to her formal studies, she attended several courses and seminars of music production (Ableton Live, Live sound and studio recording, Sound Poetry, Electroacoustic Composition, among others).

She currently lives in Rio de Janeiro where she freelances as a sound technician and develops personal projects, based on field recordings of everyday soundscapes, oscillating between experimental music and sound art. She participated of several artistic residencies (Somsocosmos, ASA, Sala Vazia) and frequently performs live, both in Buenos Aires and Rio de Janeiro.

www.veronicadaniela.bandcamp.com

CO-CURATION, PRODUCTION AND VISUAL IDENTITY 2017-2019

 

AMANDA COSTA

1985, Rio de Janeiro. Lives and works at Fazenda São João.

Amanda Costa is a poet, visual artist, designer and set designer. She studied architecture at the Federal University of Rio de Janeiro. She published the book Ser é star (several techniques, by Deep editora), the little-book Mestiçagens (silkscreen), ABC (typography) and the zine Pepeka Danada (risography). Amanda participated in publishing fairs in Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia and Lisbon. In the visual arts, her work is permeated by issues of language, print, territory, landscape, spatiality, temporality, walking and property. She participated in exhibitions and performances (collectives and individuals) in Paris (Sens\'art Lab), Tokyo (Tokyo Design Week), Montemor-o-Novo (Oficinas do Convento), Belo Horizonte (Benfeitoria) and Rio de Janeiro (Galeria Despina e Comuna) . She is one of the members of Atelié Z, collective of creation and manufacture of furniture design. Amanda also work with set design in audio-visual productions, collaborate with Deep editora and coordinated the São João residency.

 

www.amandai.com

2012-2016: GUEST ARTIST-CURATORS

DANIEL JABLONSKI (co-curation 2013-2014)

1985, Rio de Janeiro. Lives and works between Rio de Janeiro and São Paulo.

Daniel Jablonski is a visual artist, professor and independent researcher. His multifaceted output, combining theory and practice, investigates the role of the individual in the construction of modern mythologies and discourses of everyday life. His works have been seen in solo and group shows in Brazil and Latin America, notably at Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural São Paulo, Paço das Artes (São Paulo), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), Centro Cultural BNDES (Rio de Janeiro), as well as Torcuato Di Tella University (Buenos Aires, Argentina) and Fundación ArtNexus (Bogotá, Colombia) His writings, including interviews, translations, essays and critical reviews, can be found in literature magazines such as Serrote (Instituto Moreira Salles - RJ), art magazines Amarello (São Paulo) and Octopus Notes (Paris), but also in academic journals such as Concinnitas (postgraduate studies in art UERJ) and Poiésis (postgraduate studies in philosophy UFF-Rio). In the last few years, he won several acquisition prizes at national art shows and fairs, and was nominated to one of the most prestigious Brazilian art prize, Prêmio PIPA, as well as the Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO) Grants and Commissions Program. He was also awarded with a residency at Lugar a Dudas in Cali, Colombia, by the Parque Lage School of Visual Art (Rio de Janeiro), where he taught for four years. Daniel currently teaches Art History at MASP - Museu de Arte de São Paulo.

https://www.danieljablonski.org

​FLORA REBOLLO (co-curation 2012-2014)

1983, São Paulo.

Graduated in Visual Arts at the University of São Paulo (USP), having made one of year of exchange with the École des Beaux Arts in Lyon,  France. Was for 5 years part of the Hóspede group, together with the artists Erica Ferrari and Carolina Caliento. Has recently taken part of the XI Reconcavo Biennale, where she was awarded the Grand Prize grant for a specialization in Europe. Parallelly, she has been doing costume design for film and TV since 2008.

http://cargocollective.com/florarebollo

MARINA MARCHESAN (co-curation Somsocosmos 2017 + Somcosmos visual identity 2017-2019)

1984, São Paulo. Lives and works in São Paulo.

Marina Marchesan, our new member, grew up in São Paulo and lived 8 years in Rio de Janeiro where she graduated at UFRJ (Visual arts).  Her personal work consists mainly on fanzines created with photography, research, text and appropriation. She recently  had her fanzine "Chance ao acaso" printed in rizography with funding from PROAC-SP. Marina has been working with independent spaces and projects, including "projeto Múltiplo" (RJ),  Saracura space (RJ), Capacete (RJ) and Despina/Largo das artes (RJ). Since the beginning of this year, she is back in São Paulo working as an artist and freelance graphic designer. Marina is also an amateur DJ and astrologist.

http://cargocollective.com/marinamarchesan/

RULI MORETTI  (co-curation 2012-2014)

Ruli Moretti is an independent curator based in Belém.